1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Estrutura Orgânica da ESCMC

A Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras (ESCMC) é uma unidade de ensino pertencente a Universidade Eduardo Mondlane, cujas instalações encontra-se na Cidade de Quelimane, província da Zambézia. Para realizar os seus objecticos, a ESCMC estrutura-se em Departamentos académicos e administrativos, em Centros e Laboratórios de pesquisas, a saber:

Departamentos Administrativos:

  • Departamento de Administração e Finanças
  • Departamento de Recursos Humanos
  • Departamento de Registo Académico

Departamentos Académicos:

  • Departamento de Ciências Marinhas
  • Departamento de Ciências Costeiras
  • Departamento de Direito do Mar e Segurança Marítima
  • Departamento de Arqueologia Subaquática

O Departamento de Ciências Marinhas inclui as áreas de oceanografia, ecologia marinha, pescas e aquacultura. Este departamento coordena acções de ensino, investigação e extensão em Oceanografia e os aspectos de pesca e aquacultura.

O Departamento de Ciências Costeiras inclui as áreas de engenharia costeira, assentamentos humanos ao longo da costa e de arqueologia marinha. Este Departamento coordena acções de ensino, investigação e extensão nas zonas e ecossistemas costeiros, tendo em conta os aspectos culturais, históricos e sócio-económicos das populações ao longo da costa.

O Departamento de Direito do Mar e Segurança Marítima inclui áreas de Direito do Mar, soberania dos países costeiros, ajuda à navegação e segurança marítima, busca e salvamento, prevenção contra derrames de petróleo e outros poluentes, protecção e fiscalização marítima. Este Departamento coordena acções de ensino, investigação e extensão com vista a desenvolver capacidade nacional para estudos de vulnerabilidade e mapeamento de zonas de risco aos desastres naturais, tais como ciclones, tsunamis, cheias e secas nas zonas costeiras.

O Departamento de Arqueologia Subaquática –  coordena acções de ensino, investigação e extensão em arqueologia subaquática, uma área científica emergente que já possui objecto e métodos de estudos claramente definidos.

Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira